As empresas de promoção e mediação imobiliária acreditam que os preços das casas podem baixar nos próximos meses.
De acordo com o primeiro Portuguese Housing Market Survey (PHMS), apresentado hoje pelo Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e pela empresa de estatísticas Confidencial Imobiliário (Ci), em Outubro, mais de 50% das respostas conseguidas junto de 91 empresas do sector, apontam para uma descida dos preços e também para uma quebra nas vendas. O Algarve é a região onde os preços deverão cair mais, segundo a expectativa dos promotores.
Em causa está a "conjugação de uma menor procura e de uma maior oferta de produtos", repara o mesmo estudo.
"Há uma grande percentagem do mercado que está pessimista quando ao futuro, nomeadamente em relação aos próximos três meses", disse o director do CI, Ricardo Guimarães, na apresentação do estudo que abrange apenas o Algarve, Lisboa e Porto e que, a partir de agora, será publicado todos os meses.
Para Ricardo Guimarães, este inquérito é o ponto de partida para o desenvolvimento de um índice de confiança do sector imobiliário em Portugal, um instrumento que traz mais transparência ao mercado e que, devido à parceria com o RICS, leva essa transparência para o mercado internacional, atraindo assim investidores.
"Os resultados deste primeiro Market Survey não são bons, mas este é um documento importante para o mercado. Terá repercussão a nível internacional e ajudará a colocar Portugal na agenda dos investidores", disse Eric Van Leuven, presidente do RICS Portugal e ainda director-geral da consultora imobiliária Cushman & Wakefield
Por Ana Batista
in Diário Económico

Sem comentários:
Enviar um comentário