
A avaliação do valor das casas pelos bancos portugueses registou uma subida no segundo trimestre, em relação ao trimestre anterior, o que não se verificava desde os últimos três meses de 2007.
O valor médio da avaliação bancária das casas em Portugal Continental foi de 1.168 euros por metro quadrado no segundo trimestre do ano, o que representa um aumento de 1,7% face ao trimestre anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A mesma fonte nota, no entanto, que a avaliação bancária das habitações ainda registou uma quebra de 1,5% quando comparada com o período homólogo de 2008.O INE acrescenta que o valor médio mais elevado da avaliação continuou a ser no Algarve, onde as habitações atingiram os 1.429 euros por metro quadrado, uma queda de 3,8% face ao mesmo trimestre de 2008.
Segue-se-lhe a região de Lisboa e Vale do Tejo, com uma avaliação de 1,320 euros por metro quadrado, menos 1,4% do que na mesma altura do ano passado. A região onde as avaliações foram mais baixas foi a do Centro, onde o metro quadrado se situou nos 961 euros.
A mesma fonte precisa que o valor médio da avaliação bancária dos apartamentos aumentou 1,7% no segundo trimestre, estando com um recuo de 0,8% em termos homólogos. Já as moradias viram as suas avaliações crescerem 1,5%, estando com uma quebra de 2,0% relativamente ao mesmo mês de 2008.
in Económico por Pedro Duarte
Sem comentários:
Enviar um comentário